Na imagem vemos dois cachorros enrolados no cobertor representando os cuidados com os cães no inverno
Publicado em 28 de maio de 2021

7 cuidados com os cães no inverno: confira quais são!

Compartilhe!

Fala aí, amigo humano! Tudo beleza? Aqui é o Bob!
Como você sabe, eu sou um Shih Tzu super atrevido, que ama lambeijos e cócegas na barriguinha. No entanto, hoje amanheci de patinha virada. Não literalmente, tá? Mas isso, no mundo dos cãezinhos, quer dizer que acordei meio estressado. Senti muito frio nessa madrugada. Minha mamãe percebeu e colocou um casaco lindão em mim. Então, você sabia que esse é um dos cuidados com os cães no inverno? Neste artigo, vou te passar uma lista completa do que você pode fazer para deixar seu melhor aumigo bem confortável!

7 principais cuidados com os cães no inverno: veja-os!

1- Roupinhas

Antes de tudo, como eu disse no início deste artigo, minha mamãe colocou uma roupinha no meu corpinho quando percebeu que eu estava com frio. Esse é um dos cuidados com os cães no inverno na medida em que algumas raças, como a minha, têm pelos muito fininhos, que não são capazes de espantar o frio.

Por isso, se o seu cãozinho for um pet com pelos finos, não deixe de ter algumas roupinhas no armário para quando ele sentir frio, ok? Lembre-se que vesti-lo com uma roupa adequada para o tamanho dele impede que sofra hipotermia.

2- Reveja a hora dos passeios

O frio não pode ser um motivo para deixar de fazer as atividades do dia. No entanto, você como um bom tutor, pode pensar nas melhores horas para os passeios. Aí vai a dica: escolha o fim da manhã ou o início da tarde. No inverno, nestes dois momentos, o clima costuma estar um pouco mais quente. Assim, vocês vão poder passear normalmente.

Aproveite para brincar com seu doguinho ao ar livre durante o passeio caso esteja sol. Afinal de contas, ele ajuda a aumentar o índice de vitamina D, que é tão importante para o seu pet.

Atenção! Quando for passear com um cãozinho de pelo fino, coloque sapatinhos e roupinha nele antes de sair de casa.

3- Evite tosas muito baixas

Evitar tosas muito baixas também faz parte dos cuidados com os cães no inverno. Caso seu pet tenha atividades regulares, a exemplo de fazer passeios todos os dias, você pode continuar com a rotina de tosa normalmente. Por outro lado, se a rotina foi alterada por conta do frio, o ideal é optar por aumentar o tempo entre as tosas. Prefira as mais altas, ou seja, aquelas não tiram todos os pelos do seu doguinho.

4- Observe mais o comportamento

Se você perceber que seu cãozinho está apático durante o período de frio, leve-o ao veterinário. Esse pode ser um sintoma da gripe canina! Fique atento para manifestação de outros sintomas além desse.

5- Não desconsidere as consultas de rotina

Não entenda o frio como um empecilho para deixar de visitar o consultório veterinário. Continue levando seu cãozinho para as consultas que precisa, sejam de avaliação periódica ou vacinação. Assim, o profissional poderá receitar algumas vitaminas para deixá-lo mais resistente ao frio intenso e avaliar o quadro clínico dele.

6- Dê banho com água morna

Outro entre os cuidados com os cães no inverno é a frequência dos banhos e a temperatura da água. Certamente você prefere um banho morno do que um banho muito frio no inverno, certo? Nós, cãezinhos, também! Então, tente ver com o veterinário qual é a melhor forma de adaptar os banhos nos meses de inverno. Já digo: tudo vai depender muito do tamanho do seu cãozinho e dos hábitos que sua família costuma ter.

7- Não dispense uma alimentação balanceada

Por fim, não dispense uma alimentação balanceada para o seu pet durante o inverno. Neste período de frio intenso, é comum que seja necessário aquecer mais o organismo dele, o que representa, por consequência, um fator para o aumento do gasto de energia. Dessa maneira, procure servir a alimentação natural para o seu cãozinho. Assim, você cuida da saúde dele para além dos dias frios.

Veja as opções de alimentação natural no cardápio do Chef Bob!

Gostou de saber quais são os cuidados com os cães no inverno e ficou curioso para entender mais a respeito da alimentação natural? Veja o meu cardápio! Todas as opções contam com itens altamente nutritivos. Desse modo, seu pet vai ficar mais bonito e saudável!

Para dúvidas e orçamentos, entre em contato! Estamos à disposição para atendê-lo!

Muitos lambeijos! Cuide bem do seu aumiguinho! Até a próxima!