Vemos um felino desidratado. Veja os riscos se o seu gato não bebe água!
Publicado em 04 de outubro de 2021

Seu gato não bebe água? Veja os riscos à saúde e saiba o que fazer!

Compartilhe!

Infelizmente, os problemas urinários não são exclusivos dos humanos, essa mal também acomete os gatos. Se você percebe que seu gato não bebe água, leia este artigo! Saiba como ajudá-lo e preserve a saúde do seu bichano!

Gato não bebe água: existe alguma explicação?

Você notou que seu gato não bebe água? Não é uma impressão dos tutores! Realmente, os felinos domésticos não sentem essa necessidade e sensação de sede igual aos humanos e cachorros. Por esse motivo, é indicado que os papais sempre estimulem seu gatinho a beber água.

Quais as consequências à saúde do felino?

Infelizmente, se seu gato não bebe água, ele está suscetível a algumas doenças causadas pela desidratação. Portanto, leve seu bichano ao veterinário para realizar o exame de fluidoterapia. O profissional poderá constatar possíveis problemas do trato urinário, dentre eles:

  • verminose;
  • gastrite;
  • febre;
  • gengivite — caso seu gato não consiga beber água;
  • falta de apetite;
  • perda de peso;
  • até doenças respiratórias.

Experimente 5 dicas que estimulam seu gato a beber água!

1- Quantidade de potes de água

Se você deixa apenas um pote de água em um local específico da casa, pode ser que seu gatinho fique com preguiça de mudar de cômodo para beber água. Portanto, experimente espalhar outras vasilhas de água em vários ambientes. Isso fará que seu bichano lembre com facilidade de beber água.

2- Localização da vasilha

Se seu gato não bebe água, pode ser que a localização da vasilha esteja num lugar que não agrade o pet. Afinal, não é novidade que os gatinhos são bem exigentes. Por exemplo, eles não gostam que o pote de água esteja próximo ao vasilhame de comida. Por isso, tente manter a distância entre os dois potes.

3- Água fresca

Você sabia que gato não bebe água “velha” e nem quente? Portanto, lembre-se de trocar a água do recipiente para mantê-la sempre fresca. Além disso, o tutor pode colocar cubos de gelo dentro da vasilha – isso manterá a temperatura da água agradável para seu gatinho.

4- Aposte na fonte de água

Você já notou que, às vezes, os gatinhos preferem beber água na pia do banheiro? Essa explicação se dá pela preferência de água corrente. Desse modo, invista em fontes de água e agrade os gostos do seu felino. Uma dica importante: lembre-se de optar pela fonte ideal para pets, nunca use fontes decorativas!

5- Escolha do recipiente

Aposte em diferentes formatos de recipientes, por exemplo: vidro, plástico, inox ou cerâmica. Juntamente a isso, escolha potes largos e fundos para que seu bichano não encoste os bigodes na água. Afinal, é normal que os gatinhos tenham sua vasilha preferida!

Invista na alimentação úmida para seus felinos!

Está preocupado com a saúde do seu gatinho? Invista em alimentação natural úmida para pets. Uma dieta natural promove também a hidratação do seu bichano e ajuda a evitar problemas urinários.

A Chef Bob é especialista em alimentação natural para pets. Nosso cardápio possui mais de 1200 receitinhas para agradar o paladar do seu amigão. Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!

Aproveita a visita e leia outros conteúdos sobre felinos no blog do Bob. Lá já falamos sobre obesidade felina, doenças orais em gatos e muito mais!