Novembro azul: veja como evitar o câncer de próstata em cães
O câncer de próstata em cães é uma condição que pode afetar a glândula prostática dos cães, principalmente na fase adulta. Assim como nos humanos, a próstata desempenha um papel importante na reprodução, e qualquer alteração nessa glândula pode comprometer a saúde do seu cãozinho.
Mas como evitar que seu pet desenvolva essa doença? A prevenção é sempre o melhor caminho. Confira, a seguir, dicas importantes para ajudar você a cuidar da saúde do seu cãozinho, desde a realização de exames de rotina até a adoção de uma alimentação natural.
O que é o câncer de próstata em cães?
A próstata é uma glândula sexual masculina que existe tanto em humanos quanto em cães. Ela é responsável por produzir o líquido que protege os espermatozoides e está localizada no espaço retroperitoneal do corpo. É uma glândula essencial para garantir a saúde do sêmen e assegurar a reprodução.
O câncer de próstata em cães, por sua vez, surge quando há uma multiplicação anormal das células na região. Assim, causa o inchaço da glândula, formando um tumor. Geralmente, esse acontecimento está ligado à liberação extra do hormônio testosterona e a ingestão de açúcar em excesso pelo animalzinho. A doença é mais comum em caninos do que em felinos e ocorre geralmente na velhice. É mais comum que ele surja entre os 7 e 15 anos do cão.
Abaixo vou te mostrar como prevenir o câncer de próstata no seu aumigo. Confira!
Saiba evitar o câncer de próstata em cães!
1- Leve o cão para exames de rotina
Uma das principais maneiras de prevenir a ocorrência de câncer de próstata em cães é realizando exames de rotina, como:
- testes de sangue;
- exame de urina e fezes;
- ultrassonografia;
- exame retal, entre outros.
Esses check-ups periódicos são os responsáveis por detectar e diagnosticar doenças ainda em seu início nos animaizinhos. Grande parte das má-formações ou alterações são verificadas nessa análise. Quanto mais cedo um problema for descoberto, maiores são as chances do tratamento curar o seu aumigo.
2- Castre seu animalzinho
Outra forma de evitar o surgimento do câncer de próstata em cães é realizando a castração do animalzinho. Isso porque após o procedimento as taxas hormonais do canino passam a ser menores. Essa incidência reduzida faz com que as chances do surgimento de tumores diminua. Assim, há uma prevenção do aumento da próstata.
3- Ofereça a alimentação natural
Por fim, faça a transição da dieta do seu pet: retire a ração seca e insira a alimentação natural. Além de melhorar a hidratação do cão, essas refeições deixarão o seu pet mais saudável. Elas garantem que ele receberá a quantidade de nutrientes adequada. Ou seja, a ingestão de carboidratos e açúcares serão mais controladas, diminuindo assim a chance de haver um edema no seu cãozinho.
Quando o assunto é comida natural, a Chef Bob é especialista! Somos a marca número 1 do Brasil em alimentação natural e possuímos um cardápio com mais de 1200 receitinhas para o seu pet não enjoar! Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!