Saiba como tratar e prevenir a infecção urinária em cães
Infelizmente, assim como os humanos, os cães também sofrem de infecção urinária. Por isso, se você tem um cãozinho por perto, é importante saber quais são os sintomas, tratamento e prevenção da infecção urinária em cães. Quer entender tudo isso? Continue lendo este artigo! Aqui, te mostro tudo o que é preciso saber!
Infecção urinária em cães: saiba os sintomas, tratamento e prevenção!
Embora a doença atinja qualquer cão, é bem mais comum em cadelas. Caso não tratada, a infecção urinária pode evoluir para um quadro de cálculos na bexiga (urolitíase). Dessa maneira, é importante esclarecer que cães com comorbidades, a exemplo de diabetes e inflamação da próstata, estão mais suscetíveis à evolução da doença.
Sendo assim, conhecer os sintomas, tratamento e prevenção é fundamental para você poder garantir os cuidados essenciais com seu cãozinho, caso ele precise.
Sintomas
Detectar os sintomas da infecção urinária em cães nem sempre é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Afinal de contas, diferente dos humanos, neste sentido, os doguinhos não costumam demonstrar que estão sentindo dor ou ardência ao urinar. Por isso, o primeiro passo para analisar os sintomas parte da observação de mudanças características. Essas podem ser:
- urina com odor ou coloração diferenciada (mais amarelada, turva ou com presença de sangue);
- hábito de urinar aos poucos em lugares pouco habituais;
- falta de apetite;
- prostração;
- febre.
Tratamento
Em geral, o tratamento da infecção urinária em cães é feito com antibióticos. No entanto, você também pode adaptar na alimentação dele os itens que colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico. Eles são:
- cenoura;
- fígado;
- cúrcuma;
- linhaça;
- quiabo;
- entre outros.
Além disso, incentivá-lo a beber mais água também ajuda a manter a hidratação em dia e a expelir bactérias que sejam causadoras do quadro de infecção.
Prevenção
Por fim, a prevenção da doença consiste em duas frentes. A primeira é não descuidar da higienização e a segunda é reforçar as boas práticas nutricionais, assim seu grande amigo poderá se manter forte e saudável.
Veja algumas indicações:
- dê banho no seu doguinho com frequência;
- deixe água limpa à disposição do seu pet;
- não impeça o animal de fazer xixi. Reter líquidos é contraindicado;
- faça passeios e crie um hábito de vida saudável para seu doguinho;
- estimule seu cão a beber bastante água;
- marque consultas periódicas com o médico veterinário para acompanhar a saúde do seu pet;
- controle a dieta do cãozinho de acordo com as orientações feitas pelo veterinário.
Chef Bob: referência em comida natural para pet
Quando se trata de boas práticas nutricionais, a Chef Bob é referência! O nosso cardápio de comida natural conta com mais de 1200 receitinhas super saborosas e pode seguir as orientações feitas pelo seu veterinário de confiança. Assim, você poderá disponibilizar a alimentação ideal para seu cãozinho na medida certa para ele. Gostou? Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!