Cão com doença do carrapato? Saiba o que fazer!
Recentemente, publicamos um artigo sobre como controlar pulgas e carrapatos nos pets. Quando se trata de cão com doença do carrapato, assunto é ainda mais sério. Os cães podem sofrer de febre, sangramentos e alguns outros sintomas que deixam qualquer um alerta. Mas, existem alguns cuidados que podem prevenir essa doença. Neste artigo, você verá o que fazer se o seu cachorro estiver com a doença do carrapato. Vem comigo!
O que é a doença do carrapato
Muitos humanos não sabem, mas a doença do carrapato pode ser transmitida de duas formas. Você sabia disso? Apesar disso, ambos os modos são transmitidos pela mesma espécie, o Rhipicephalus sanguineus, também conhecido como carrapato marrom.
Independentemente de qual a forma de contágio, a atuação da doença no organismo do cãozinho ocorre de forma similar: atacando as células de defesa e afetando órgãos vitais, podendo levar seu amiguinho à morte.
Tipos
1. Erliquiose: é uma infecção bacteriana. Ela destrói os glóbulos brancos do cão com doença do carrapato.
2. Babesiose: é causada por um protozoário (Babesia ssp) e, ao contrário da anterior, atua destruindo os glóbulos vermelhos do organismo do animalzinho.
Sintomas
No início, a doença do carrapato é conhecida como aguda. Quando ela se desenvolve bastante, fica conhecida como crônica e é um sinal que o cão com doença do carrapato precisará de tratamentos para o resto da vida, provavelmente.
Sintomas da erliquiose
- Fase aguda: febre, falta de apetite, apatia, perda de peso.
- Fase crônica: os mesmos sintomas relatados acima, só que de forma muito mais grave.
Sintomas da babesiose
- Fase aguda: febre, fraqueza, falta de apetite. Sintomas muito parecidos com a erquiliose.
- Fase crônica: nesse caso, os sintomas são muito mais graves. Anemia, mucosas amareladas ou pálidas e insuficiência renal aguda. Caso o cão com doença do carrapato não consiga urinar, também pode ter sintomas de intoxicação, como tontura e desorientação.
Como tratar o cão com doença do carrapato
Quanto mais cedo você conseguir reparar os sintomas citados acima e correr com o seu amiguinho para o tio veterinário, maiores as chances de ele se curar completamente. Por isso, ao menor sinal, leve o cãozinho a uma clínica para fazer exames laboratoriais e diagnosticar se é a doença e, caso seja positivo, qual o tipo e o estágio.
Quando tudo isso é identificado, o tratamento é feito com antibióticos e, em casos muito graves, a transfusão de sangue pode ser uma indicação. Feito isso, identifique onde está o foco e, se ele estiver dentro de casa, elimine-o imediatamente. Também verifique se os outros animais da casa não apresentam infestação do parasita e leve-os para exames, de forma preventiva.
Formas de prevenção
A melhor maneira de prevenir que o seu cãozinho pegue a doença é evitando locais que possuem carrapatos. Quando isso geralmente não é possível, o ideal é pegar a indicação de um tio veterinário de qual remedinho usar para prevenir que os carrapatos se hospedem nos cãezinhos.
Além disso, outras formas de prevenção são:
- manter uma rotina de banho, para manter a pele limpa, e usar xampus carrapaticidas;
- limpar o ambiente frequentemente, para evitar focos do parasita;
- cortar a grama, no caso do local onde você vive ter quintal;
- sempre olhar o pelo do cachorrinho quando ele voltar do pet shop ou de algum passeio;
- ter uma alimentação balanceada, fortalecendo o sistema imunológico.
Quando se trata de alimentação natural nutritiva para fortalecer o sistema imunológico, a Chef Bob é especialista! Então se você quiser melhorar a saúde do seu companheiro, fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!
No meu blog, eu te dou outras dicas sobre saúde e bem-estar dos meus aumigosl. Não deixe de conferir: