Saúde e bem-estar animal

3 formas de tratamento para otite canina

Os bebês humanos costumam sofrer de otite durante os primeiros meses de vida, nós sabemos disso! Agora, quando os cãezinhos não recebem o tratamento devido também podem apresentar diversos sintomas. Por isso, resolvemos separar algumas dicas aqui para você! Prossiga a leitura e veja quais são as possíveis formas de tratamento para otite canina.

Como o tratamento para otite canina pode ser feito em casa?

A principal razão das otites são os banhos. Sim, a higiene dos doguinhos precisa de muita atenção, pois a água pode alcançar partes muito sensíveis do nosso corpinho. É exatamente essa a razão que desencadeia todo o processo que dá origem à otite. A água, quando entra no conduto auditivo tende a ficar instalada e ter dificuldades para ser expelida do local.

Por essa razão, boas práticas na hora da limpeza do seu catiorrinho se tornam uma ótima maneira de prevenir quaisquer pontos que facilitem o processo inflamatório. Lembrei de um detalhe: assim como a inflamação pode ser iniciada em casa, o tratamento para otite canina também poderá ser feito no mesmo espaço. Ficou confuso? Separei alguns destaques na sequência. Veja só!

1- Cuidado no banho

Durante o banho dos cãezinhos é preciso que os papais fiquem de olho por onde a água está passando. Por isso, diferentemente de como os humanos se higienizam, com os cãezinhos a atenção deve ser redobrada na região dos olhos e ouvidos.

Os olhos, tal qual nossas orelhinhas, são muito frágeis. Eles podem ficar irritados quando o shampoo os atinge. Neste caso, recomenda-se uso de soro fisiológico para amenizar a irritabilidade e executar a limpeza até o final.

Por outro lado, com as orelhinhas ainda é necessário ter mais cuidado. Ainda que elas sejam grandes e peludas, como são as dos meus aumigos, não possuem tanta proteção para o conduto auditivo. Este fator faz com que toda água que as alcance possa atingir também as regiões mais profundas. Importante, nesta medida, é optar por formas de impedir esta passagem durante o tratamento para otite canina. Para isso, uma série de objetos podem ser utilizados para colaborar com o processo de higienização. Todos eles são vendidos em pet shops. Uma opção mais barata e bem mais usada são os algodões. Falarei mais sobre eles a seguir.

2- Use o algodão correto para a limpeza

Se o seu doguinho não apresenta quadro de otite ou no caso dele já apresentar, acredito que a escolha do algodão seja uma parte muito importante. Nós cãezinhos não precisamos lavar as orelhinhas para mantê-las limpas e longe de infecções. Basta que nossos papais ou um tio vet faça a limpeza delas com o algodão indicado.

Com toda minha experiência, o que mais vejo falar é que o algodão hidrofóbico é bom para evitar que a água entre em nossas orelhas durante o momento do banho. Portanto, ele auxilia o tratamento para otite canina por não puxar toda água para seu interior. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que ele impede que a água do meio externo chegue até nosso conduto auditivo.

Já o algodão comum, aquele que pode ser encontrado em farmácias comuns, também serve para auxiliar a limpeza. Contudo, a aplicação deste deve ser feita apenas na parte externa da orelhinha. Quando encharcado de qualquer líquido, este não assume o papel de preservar a água fora de partes que possam comprometer a saúde de seu animalzinho.

3- Invista em uma ótima alimentação

Por fim, mas não menos importante, a alimentação é parte superimportante para fazer com que o cãozinho tenha mais resistência. Quando rica em substâncias anti-inflamatórias ela ajuda a reverter todo o processo de otite canina. Portanto, desta forma, também participa do processo de tratamento para otite canina. Não deixe de fornecer ao seu cãozinho as principais fontes de minerais!

A Chef Bob é líder em comida natural nutritiva com ingredientes que ajudam a desinflamar os pets. Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!

Em nosso blog, confira outros artigos. Lá estão:

Compartilhe

Artigos recentes

Cachorro pode comer morango? Descubra agora!

Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…

4 meses atrás

Dipirona para cachorro: veja se pode dar, riscos, dosagem e cuidados

Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…

4 meses atrás

Cachorro pode comer banana? Veja se há riscos e a quantidade ideal

Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…

4 meses atrás

Cachorro pode comer melancia? Veja cuidados e benefícios

Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…

5 meses atrás

Cachorro pode comer manga? Veja riscos e benefícios

Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…

5 meses atrás

Alimentos que cachorro não pode comer: veja os motivos

Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…

6 meses atrás