Todo mundo que tem um gatinho sabe que faz parte da rotina encontrar pelos por toda a casa. No entanto, muitos tutores não sabem até que ponto essa queda de pelos é normal ou preocupante. Por isso, preparei este artigo sobre a queda de pelos em gatos. Aqui, revelo quando você deve ou não se preocupar. Confira!
A queda de pelos em gatos é considerada normal em uma estação do ano: a primavera. Neste momento, os gatinhos trocam os pelos do inverno e preparam a pelagem para o verão. Ou seja, deixam de lado os pelos mais grossos e ficam com os pelos mais finos.
Por isso, se você encontrar muitos pelos no chão, móveis ou roupas durante essa fase do ano, saiba que pode ser apenas uma preparação para um novo ciclo de pelagem.
Sendo assim, garantir uma rotina de escovação pode ajudar a reduzir o problema. Veja se seu felino demonstra algum desconforto, porque esse indício pode se relacionar com os outros motivos onde a falência dos pelos não é normal.
Agora, amigo humano, se o seu gatinho está com muitos pelos caindo e apresenta desconforto, acho que você tem com o que se preocupar. Listei outros motivos que podem provocar essa anomalia.
Assim como nos humanos, as micoses em gatos são infecções causadas por fungos. Em geral, os felinos apresentam três mais comuns:
Deste modo, a queda de pelos em gatos é um fator comum a essas micoses, que também são consideradas zoonoses. Ou seja, podem ser transmitidas do animal para os humanos. Esteja atento!
Enquanto as micoses anteriores apresentam a falha nos pelos com feridas em qualquer parte do corpinho do seu gatinho, as sarnas costumam provocar essa anomalia na região das orelhas. Então, se você já percebeu sua casa com muitos pelos e notou que seu gatinho está com poucos pelos na orelha… é a hora de correr para o veterinário! Esse tipo de alergia precisa ser tratada com orientação profissional.
Os felinos são capazes de sofrer com estresse tanto quanto os outros animais. Deste modo, isso pode decorrer de variadas situações. Por exemplo, algumas crianças têm o hábito de brincar com os gatos jogando-os para cima e para baixo — o que não é recomendado. Além disso, a vivência em um ambiente muito agitado também é favorável ao surgimento do estresse.
Logo, uma vez que essas alterações são encontradas no corpo do gatinho, há maior propensão de existir a queda de pelos. Busque informações com o veterinário!
A desnutrição é um fator que pode provocar queda de pelos em gatos de forma excessiva. Além disso, em decorrência da falta de nutrientes, seu gatinho também pode ficar mais predisposto a apresentar doenças, como as que foram listadas anteriormente. Afinal, a desnutrição é responsável por deixar o sistema imunológico fragilizado.
Deste modo, a falta de alimentação adequada pode fazer com que seu gatinho solte mais pelos que o normal. Verifique as medidas que devem ser tomadas para resolver esse problema com o veterinário de sua confiança.
Gostou de entender mais sobre a queda de pelos em gatos? Aderir uma alimentação rica em nutrientes é uma das maneiras mais eficazes para combater todos os males que causam essa manifestação. Na Chef Bob, oferecemos um cardápio de comida natural com diversas opções para melhorar a saúde e o aspecto dos pelos do seu gatinho!
Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!
Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…
Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…
Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…
Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…
Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…
Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…