Saúde e bem-estar animal

Alimentação natural trata problemas de pele em gatos?

Você sabia que muitas doenças problemas de pele em gatos, podem ser causadas por passeios que os felinos fazem sem supervisão? Por isso, ao notar a queda de pelos no seu pet, fique atento!

Quer saber como a alimentação natural está presente no processo de recuperação do seu pet? Então prossiga a leitura e o ajude a ficar 100% saudável!

Quais são os problemas de pele em gatos mais comuns?

Os problemas de pele em gatos são ligados a uma variedade de razões. No geral, estão ligados às saídas dos gatinhos sem supervisionamento por terem maior risco de contato com materiais responsáveis por provocar incômodo. Isso é, seja por meio da ingestão ou, até mesmo, do toque.

Por isso, conhecer as doenças que são comuns na pele dos bichanos é dever de todo papai e mamãe que se preocupa com seu pet. A seguir, separei algumas com um resumo. Veja como a alimentação natural contribui para cada um dos casos.

1- Sarna de ouvido

Em primeiro lugar, a sarna de ouvido, ou “sarna otodécica’’ como também é conhecida, está entre as doenças que mais causam incômodo ao animalzinho. Ela é causada por ácaros que entram no canal auditivo e se proliferam. Como consequência, há coceira e cera em excesso.

Aqui, a alimentação natural entra como forma de tratamento por ter ingredientes com alta capacidade anti-inflamatória. Eles previnem a manifestação de uma infecção bacteriana de ouvido e aliviam consideravelmente os sintomas que seu gatinho pode ter ao apresentar sarna de ouvido. Nesse caso, a alimentação natural é capaz de tratar o problema.

2- Dermatite alérgica

Assim como a dermatite em cães, os gatos também são capazes de ter problemas de pele bastante semelhantes. Neles, inclusive, não se descarta a abertura de feridas que causam coceira intensa.

A explicação geral para o surgimento da dermatite alérgica, que é um dos problemas de pele em gatos, está ligada à ação da saliva de pulgas. Por isso, os papais e mamães devem verificar a higiene do gatinho e saber se ela está adequada.

A alimentação natural, por sua vez, entra aqui como uma aliada na criação de uma barreira imunológica. As vitaminas que constam como parte da composição dos alimentos asseguram que o corpinho dos gatinhos seja suficientemente capaz de protegê-los desses parasitas. Desta maneira, pode estar presente no momento antes da dermatite alérgica, durante o tratamento e após o quadro, com o objetivo de prevenção.

3- Micose

A micose é um dos problemas de pele em gatos com o maior potencial de contágio. Por ser causada pela ação de fungos, pode ser transmitida para humanos. Pode ser notada por meio de manchas vermelhas de aspecto redondo ao longo do corpinho do animalzinho e emagrecimento repentino.

Neste caso, em específico, a alimentação natural deve ser aliada à administração de remédios receitados pelo veterinário. Ela atuará de forma complementar para repor os nutrientes necessários para restabelecer o bem-estar do gatinho. Além disso, aumenta a hidratação do animalzinho uma vez que os alimentos destinados aos gatos mantêm a umidade.

4- Alopécia

Chamamos de ‘’alopécia’’ o estado de queda excessiva de pelos. Essa condição, semelhante ao que ocorre com a maior parte das anteriores, pode obedecer a causas de estresse, problemas hormonais ou baixa nutrição. Papais e mamães, fiquem atentos e notem se seu gatinho está se lambendo demais, pois esta é uma das reações!

O tratamento da alopécia considera não colocar o animalzinho em situações que sejam estressantes. Também prevê uma alimentação capaz de repor vitaminas e nutrientes que garantam a recuperação da área atingida.

5- Infecção bacteriana

Por fim, a infecção bacteriana tende a ser causada por um conjunto de doenças de pele em gatos que podem ser capazes de provocar foliculite e inflamação. Com isso, queda de pelo e abertura de pequenas feridas tendem a ser vistas como resultado da infecção.

Neste sentido, mais uma vez, a alimentação natural para gatos combinada aos antibióticos indicados pelos veterinários contribui para manter o sistema imunológico resistente contra a ação de bactérias.

Adote a alimentação natural na rotina do seu gatinho!

Gostou de saber como a alimentação natural é capaz de tratar problemas de pele em gatos? Nosso cardápio de comida natural conta com receitinhas especiais para cães e gatos. Oferecemos uma variedade de opções elaboradas por veterinários para melhorar a qualidade de vida do seu pet! Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!

Complemente a leitura deste artigo com outros que estão em nosso blog. Descubra dicas para prevenir anemia em gatos e a importância da taurina.Além disso, veja também fatores que podem deixar o gatinho preguiçoso e como melhorar a convivência entre cães e gatos.

Compartilhe

Artigos recentes

Cachorro pode comer morango? Descubra agora!

Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…

3 meses atrás

Dipirona para cachorro: veja se pode dar, riscos, dosagem e cuidados

Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…

3 meses atrás

Cachorro pode comer banana? Veja se há riscos e a quantidade ideal

Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…

3 meses atrás

Cachorro pode comer melancia? Veja cuidados e benefícios

Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…

4 meses atrás

Cachorro pode comer manga? Veja riscos e benefícios

Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…

4 meses atrás

Alimentos que cachorro não pode comer: veja os motivos

Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…

4 meses atrás