Se você tem um gatinho, certamente já procurou sobre a nutrição de gatos! Eles, diferente de todas as outras espécies, até mesmo a humana, têm um organismo preparado para receber proteína animal. Essa característica é comum e geneticamente mantida!
Neste artigo, separei tudo sobre o que seu gato precisa para se desenvolver bem e, acima de tudo, saudável! Está curioso? Continue a leitura e aplique as dicas deixadas aqui no seu dia a dia!
A nutrição de gatos é menos complicada do que se imagina. Veja bem, como são carnívoros e caçadores natos, naturalmente vivem atrás de uma presa para a alimentação. Por essa razão, a base da alimentação desses animais é a proteína!
Neste sentido, para que possam se manter saudáveis, os gatos devem ser servidos com proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas. Falarei sobre esses componentes na sequência!
As proteínas são essenciais no que diz respeito à nutrição de gatos. Elas participam como unidades estruturais dos órgãos e tecidos. Desse modo, desempenham uma função muito importante para os gatinhos, ainda filhotes, e também para os gatos com mais idade.
As proteínas podem ser encontradas nos tecidos, cartilagens, tendões, pele e sangue dos felinos. Logo, devem ser dispostas na alimentação em maior quantidade.
Quando em se fala a respeito da ingestão de gorduras na dieta pode parecer controverso, concorda? Mas a questão é oposta! Os gatinhos precisam de gorduras tanto quanto os outros animais. Contudo, para que seja mantida na proporção correta, deve estar abaixo do nível de proteína na alimentação.
Os lipídios e os ácidos graxos dos fosfolipídios, que são gorduras, desempenham importante função nas células dos gatos e contribuem para o aumento das respostas imunológicas.
Os carboidratos são essenciais na nutrição de gatos, pois, embora não sejam elementos dietéticos. Servem como fonte de energia celular. Por essa razão, o entendimento que considera o consumo de carboidratos como a principal causa para sobrepeso é equivocado na condição da existência de um balanço de fontes energéticas, sendo o carboidrato um desses compostos.
Desta maneira, não existe uma quantidade de carboidratos considerada “excessiva” no cardápio de cães e gatos. Contudo, não podem ser esquecidos porque deles surge a maior fonte de glicose dos pets.
Por último, vitaminas e minerais são nutrientes indispensáveis no que diz respeito à proteção e conforto térmico dos gatinhos. Por isso, não podem ser dispensados no momento da alimentação.
As principais vitaminas que os gatos devem consumir são:
Os minerais que os gatos precisam em grande quantidade são:
Gostou de ter conhecido os componentes que devem compor a nutrição de gatos? Inserindo o nosso plano de dietas no dia a dia, você garante mais saúde e qualidade de vida para o seu companheiro! Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!
Veja outros artigos como este em nosso blog. Encontre:
Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…
Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…
Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…
Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…
Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…
Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…