Muitos cãezinhos sofrem com problemas de pele como dermatite e falhas na pelagem. Infelizmente, existe uma variedade de doenças de pele que podem atingir os cães. Pensando nisso, preparamos este artigo para alertar aos tutores sobre as mais comuns doenças de pele em cães. Continue a leitura!
A dermatite está dentre as principais doenças de pele em cães. Essa enfermidade pode atingir seu doguinho por meio de alergia a alguns produtos de banho, infecção bacteriana ou proliferação de fungos na pele. Fique sempre atento!
A alopecia canina é como se fosse uma “calvície” em cães. Nesse sentido, essa doença se caracteriza como queda dos pelos e descamação da pele de nossos aumigos. Além disso, ela pode ser causada por estresse, falta de vitaminas e distúrbios neurológicos.
Dentre as principais doenças de pele em cães temos a dermatite alérgica à picada de ectoparasitas — pulgas e carrapatos (DAPE). Nesse sentido, nossos bichanos costumam apresentar pequenas lesões causadas pela mordida a fim de aliviar a coceira intensa causada pelas pulgas ou carrapatos.
A seborreia é uma das doenças de pele em cães gerada pela inflamação no couro cabeludo. Desse modo, ela se assemelha com as caspas nos seres humanos. Ademais, essa produção excessiva de sebo pode ser notada no peitoral, cabeça e nas patas dos doguinhos. Em resumo, essa enfermidade não gera danos graves ao animalzinho.
A sarna é uma doença popularmente conhecida por causar coceira excessiva nos cães. Juntamente a isso, essa patologia provoca forte odor, falhas na pelagem e lesões no corpinho dos catiorros. Vale ressaltar que essa doença é originada por ácaros, além de ser altamente contagiosa.
Quando o doguinho está com a imunidade baixa, ele está mais passível de ser contaminado pelo fungo Microsporum. A partir disso, seu pet pode apresentar coceiras, lesões avermelhadas espalhadas pelo corpo e falhas na pelagem. Geralmente, essas feridas podem crescer ao longo do tempo.
A piodermite é uma infecção bacteriana oriunda de outras doenças de pele em cães que não foram saradas do jeito correto. Ou seja, costuma aparecer em doguinhos que estão com a imunidade baixa. Na maioria dos casos, seus sintomas são coceiras, falhas na pelagem e até mesmo pus.
Aos primeiros sinais citados anteriormente, leve seu doguinho imediatamente ao veterinário. A partir de um diagnóstico preciso, será mais fácil tratar as doenças de pele em cães. Em alguns casos, o tratamento é feito com shampoos específicos, antibióticos e anti-inflamatórios.
Por outro lado, vale a pena cuidar melhor da alimentação do seu pet. Em outras palavras, prepare refeições repletas de nutrientes e vitaminas que fortalecem o sistema imunológico e a pele do seu bichano.
Uma alimentação balanceada e nutritiva pode melhorar significativamente a saúde da pele e dos pelos do seu pet, além de diminuir o risco de muitas doenças. Por isso e muitos outros motivos, na Chef Bob, oferecemos um cardápio variado de alimentação natural completa e nutritiva para pets. Não perca tempo! Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!
Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…
Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…
Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…
Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…
Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…
Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…