Alguns cãezinhos passam por períodos em que enfrentam dificuldade de comer ração. Essa mudança poder ter diversas explicações e, com elas, diferentes soluções. Neste artigo, falarei sobre alguns motivos que podem estar causando essa dificuldade e o que pode ser feito para reverter esse problema. Se o seu cão não come mais ração, leia até o final para dar um fim nessa situação!
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, nós doguinhos somos capazes de sentir o paladar das coisas que ingerimos. A ração é um item que não possui palatabilidade, que envolve textura, sabor e odor, alta. Em função disso, reduz a estimulação do apetite para este alimento.
Quando o cão não come mais ração, ele também pode estar dando alertas de que há algo de errado com a saúde dele. Embora a ração seja uma opção bem vista para a alimentação dos doguinhos, ela é rica em conservantes, aromatizantes e corantes. Por conta disso, pode gerar desconforto após a ingestão ou, até mesmo, reações alérgicas.
É válido ficar atento, pois qualquer incômodo deste nível tem a chance de comprometer a vontade de se alimentar deste item.
A idade também está entre os possíveis motivos para o cãozinho rejeitar a ração. Conforme o doguinho vai envelhecendo, o nível de apetite vai diminuindo. Inclusive, há um tempo determinado para a troca de ração neste caso.
O estresse é uma das causas que levam os cãezinhos a terem perda de apetite. Observe se o seu doguinho tem passado por situações que provoquem esta sensação.
Vamos lá, se o seu cão não come mais ração e nenhum dos motivos acima se encaixa no perfil dele, cabe a você, papai ou mamãe, tomar as rédeas da situação. Isso é, entenda a necessidade de alimentação do seu cão, fator que sofre variação de acordo com o porte, raça, tamanho e peso. Faça a restrição da porção de alimentos sem que sobre excedente na vasilha dele até a próxima refeição. Marque horários apropriados para a alimentação.
Uma das razões que impediam meu aumigo Floquinho de comer era um ambiente conturbado. Ele não conseguia se concentrar na comida e ficava distraído com outros estímulos que estavam ao redor. À vista disso, faça o contrário com seu cãozinho. Diminua a quantidade de estímulos próximos à vasilha dele e deixe-o se alimentar com calma.
Como falei, a palatabilidade tem associação aos aspectos químicos e físicos de um alimento. Sendo assim, é capaz de reduzir ou aumentar a preferência canina por uma dada comida.
A alimentação natural é fundamental para aumentar a palatabilidade. A redução da quantidade de condimentos industrializados contribui para garantir saúde mais estável do animalzinho e assegurar que ele possa ingerir maior variedade de alimentos. A junção destas duas características eleva a palatabilidade, além de reduzir a carência de nutrientes.
Por fim, se em hipótese alguma o cão não come mais ração é de suma importância que ele seja examinado por um especialista. Desta maneira, você impede possíveis doenças que não sejam tratadas dentro do prazo devido.
Se seu cão não come mais ração, faça a tentativa de inserir a dieta natural na rotina dele. Além de ter maior palatabilidade, a alimentação natural é rica em proteínas e nutrientes pensados especialmente para cada cãozinho e, por isso, é a mais recomendada por veterinários e nutrólogos. Assim, enquanto fortalece o sistema imunológico do seu cachorro, a alimentação natural reverte o baixo apetite.
Quando o assunto é comida natural, a Chef Bob é especialista! Somos a marca número 1 do Brasil em alimentação natural e possuímos um cardápio com mais de 1200 receitinhas para o seu cãozinho não enjoar! Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!
Continue lendo sobre temas relacionados a este em meu blog. Veja:
Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…
Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…
Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…
Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…
Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…
Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…