Olá, amigo humano! Tudo bem? Aqui quem fala é o Bob.
Essa semana perdi um grande aumigo. Ele foi morar no céu com outros doguinhos. Querem saber a causa da morte? Câncer. Essa doença não só assombra os humanos, mas também pode nos afetar.
Dito isso, mais do que nunca, peço a vocês que estejam atentos aos sintomas do câncer em cães. Detectá-los com o máximo de antecedência possível ajuda no tratamento e na recuperação do seu aumigo. Listei alguns deles neste artigo. Leia-o atentamente até o fim.
De modo técnico, o câncer em cães recebe o nome de neoplasia. Como nos humanos, ele pode ser derivado de várias causas. Elas são: idade, predisposição e fatores físicos, dentre outras.
Por isso, identificar os sintomas logo no início torna-se tão importante. Mas para não ser pego de surpresa, você precisa cumprir com o compromisso de levar seu cãozinho ao veterinário periodicamente. Afinal, todas as raças estão suscetíveis ao problema.
Abaixo, veja alguns sintomas comuns dessa doença.
Dor é um sintoma muito comum para diversos tipos de câncer em cães. Normalmente o animalzinho pode demonstrá-la após atividades que eram comuns no dia a dia dele. Ou seja, caminhar, pular, correr e, até mesmo, comer.
A perda excessiva de peso pode ser indicativo de câncer e outras doenças comuns aos doguinhos. Caso seja repentina, o tutor precisa se atentar à possibilidade de câncer.
O câncer em cães é capaz de reduzir a capacidade de cicatrização dos nossos aumiguinhos. Em geral as feridas que não cicatrizam são decorrentes de doenças na pele. Isso é, decorrentes de processos inflamatórios ou infecciosos. Tudo vai depender da condição do cãozinho em questão.
Esses três sintomas indicam problemas graves em cães. Secreção com pus, sangramento contínuo e diarreia sem motivo aparente são sinais que devem orientar a ida ao veterinário o mais rápido possível.
Neste caso, talvez também seja a hora de rever os hábitos alimentares do cãozinho.
Um cão com câncer costuma apresentar odores fortes nas orelhas, boca e parte genitália. Note se o cheiro é atípico, pois este é um dos indícios mais consideráveis para o câncer.
A convulsão pode ser um indicativo de câncer, principalmente no caso de cachorros mais velhos. Fique atento se o seu animalzinho está apresentando atividades incontroláveis como mordidas e mastigação. Caso sim, leve-o ao veterinário.
Mudança de cor da gengiva, sangramento, feridas, caroços e mau cheiro são sinais de alterações bucais decorrente de câncer em cães.
Como os humanos não estão acostumados a prestar atenção na boca do animal, o ideal é que estejam atentos ao momento da alimentação. Nessa hora, você poderá ver se o seu doguinho apresenta algum desconforto durante a mastigação.
Por fim, o desmaio também está entre os sintomas de câncer em cães. Esses podem ser seguidos de fraqueza e letargia, que também são outros sinais. Por mais que os casos de desmaio pareçam casos isolados, não deixe de procurar um veterinário.
O tratamento do câncer em cães é feito por meio da quimioterapia, radioterapia ou outra técnica orientada pelo veterinário. No entanto, em todos esses casos, o mais recomendado é que você reforce a alimentação saudável do seu animalzinho. Assim, ele ficará mais resistente às infecções e inflamações provocadas pelo câncer.
O cardápio de alimentação natural da Chef Bob tem todos os ingredientes necessários para a manutenção do bem-estar do seu amiguinho. Fale conosco através do nosso WhatsApp e ganhe 20% na sua primeira compra ou acesse nossa loja virtual para conferir nossos cardápios!
Veja outros artigos como este em meu blog. Encontre:
Lambeijos! Até a próxima!
Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…
Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…
Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…
Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…
Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…
Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…