Você sabia que a alimentação natural para gatos é uma alternativa muito mais saudável à tradicional ração industrializada? O novo estilo de dieta consiste na inclusão de alimentos frescos na vida dos felinos. Para introduzir hábitos alimentares mais saudáveis na nutrição do seu gatinho, é preciso ter paciência! Como eles estão acostumados a comer ração, podem estranhar os novos sabores e texturas em um primeiro momento. Mas, calma! É possível introduzir a nova alimentação na vida do seu felino aos poucos. Leia este artigo até o final para entender como!
Você, papai ou mamãe de pet, deve saber que os felinos têm um apetite muito seletivo. Geralmente, eles cheiram o alimento antes de colocá-lo na boca. O intuito é evitar ingerir alimentos estragados ou de má procedência.
Durante a transição alimentar, é comum percebermos que os gatos rejeitam novos alimentos. Ou, ainda, apresentam problemas digestivos, como vômitos, cólicas e diarreias. Isso acontece porque o paladar e o sistema digestivo dos felinos não está acostumado com as características desses alimentos, como pH, textura e composição.
Para evitar esse tipo de problema, é recomendado criar um período de adaptação. Além de garantir que o bichano se acostume com os novos alimentos, também ajuda a identificar se o felino apresenta alergia ou intolerância alimentar.
Quanto mais cedo você começar a introdução alimentar no seu gato, melhor! Afinal, filhotes de até seis meses aceitam todos os tipos de alimentos e se adaptam mais facilmente à alimentação natural. Portanto, tente introduzir carnes, vegetais e ovos nos seus primeiros meses de vida. Caso seu gato seja adulto, siga as dicas a seguir!
Os alimentos naturais, sejam eles frutas, legumes ou verduras, devem ser oferecidos separadamente. Ou seja, um de cada vez. Assim, é possível identificar quais alimentos seu gato tem apetite e quais ele tem intolerância. O ideal é fornecer os pratos frescos em pequenas quantidades e de forma gradativa.
Como já falei anteriormente, a alimentação natural para gatos deve ser iniciada de modo gradual para que seu bichano não sinta muito impacto. Uma excelente dica para iniciar o processo é umedecer a ração seca com caldos de frango, carne ou peixe.
Seu gatinho já aceitou a ideia de comer ração seca com caldo de carne? Pois bem, agora é a hora de avançar para o próximo passo. Para isso, misture ração seca com a ração úmida. Você pode usar comidinhas em lata ou sachê. Aos poucos, você vai conseguir substituir 100% a ração seca pela úmida. Tenha paciência!
Agora, chegou a hora de oferecer somente a alimentação natural para gatos. Elimine de vez as rações secas e passe a fornecer comidas cozidas. O cardápio pode ser variado, mas balanceado. Dê preferência a carnes e legumes, levemente aquecidos e úmidos.
Gostou das minhas dicas sobre introdução da alimentação natural para gatos? Agora, você já pode colocá-las em prática! Nessa etapa, eu posso te ajudar ainda mais. A minha equipe pode montar um cardápio de alimentação natural personalizado para o seu gatinho!
Nossos produtos são 100% naturais, altamente nutritivos e sem conservantes. Criamos planos de dieta especiais para cada animal, respeitando suas preferências e seu apetite. Fale conosco através do nosso WhatsApp ou acesse nossa loja virtual e ganhe 20% na sua primeira compra!
Gostou do conteúdo? No meu blog você encontra outros artigos sobre gatos:
Entenda se cachorro pode comer morango, se a fruta oferece riscos, o que evitar ao…
Entenda se pode dar dipirona para cachorro, quais são os riscos, qual tipo é o…
Entenda se cachorro pode comer banana, se a casca é segura para eles, quais são…
Entenda se cachorro pode comer melancia, os benefícios e cuidados ao oferecer ao seu pet,…
Entenda se a manga oferece riscos para o cachorro, se ela traz benefícios para seu…
Confira uma lista de 13 alimentos que cachorro não pode comer, os riscos associados a…